Nos dias 21 e 22 de maio, os alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, na modalidade AMS, da Fatec Presidente Prudente participaram das duas primeiras missões do Tech4Health, desafio que integra o […]
Nos dias 21 e 22 de maio, os alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, na modalidade AMS, da Fatec Presidente Prudente participaram das duas primeiras missões do Tech4Health, desafio que integra o projeto Conexão Acadêmica e propõe aos estudantes uma jornada prática de criação e desenvolvimento de soluções tecnológicas voltadas ao setor da saúde.
A atividade, que utiliza a metodologia de aprendizagem baseada em projetos (PBL), conecta teoria e prática por meio da interdisciplinaridade entre as disciplinas Modelagem de Padrões de Projeto, Sistemas de Informação e Tecnologias Emergentes, Programação Multiplataforma.
Missão 1 – Geração de Ideias (Ideathon)
Na primeira missão, realizada no dia 21 de maio, os alunos foram divididos em equipes e desafiados a pensar em soluções tecnológicas para melhorar a promoção, prevenção e qualidade da saúde, considerando também aspectos sociais, ambientais e de governança, os pilares ESG.
As ideias foram apresentadas a uma banca avaliadora composta pelos professores Bruno Santos de Lima, Elaine Parra Affonso e Giovana Ros Miola, que analisaram aspectos como inovação, benefícios e diferenciais da proposta, aplicabilidade, padrões de projeto, requisitos funcionais e diagramas de casos de uso de acordo com a Engenharia de Software.
As equipes apresentaram diversas propostas:
SafeClass – aplicativo que atua como um prontuário médico de emergência, voltado ao ambiente escolar, permitindo o acesso rápido a informações essenciais de saúde dos alunos;
Moodley – aplicativo voltado ao cuidado com a saúde mental, com frases motivacionais, técnicas de respiração e alongamento, além de um chatbot que oferece ao usuário um espaço acolhedor para desabafar ou simplesmente interagir de forma leve e amigável;
SACI – sistema de apoio ao cuidador do idoso, uma solução voltada ao acompanhamento de pessoas idosas ou em situação de acamamento, desenvolvida para clínicas geriátricas e familiares, promovendo mais segurança e autonomia aos cuidadores;
MedResíduos – sistema para o controle do descarte de resíduos hospitalares e laboratoriais;
MapCity – sistema para mapeamento de situações irregulares na cidade.
A disputa foi acirrada e a equipe vencedora da missão foi a do projeto MapCity, formada por João Luiz Souza Pereira, João Pedro Vieira e Matheus Mendes dos Santos. A solução propõe um sistema em que os cidadãos podem registrar e mapear problemas urbanos, como acúmulo de lixo, entulho, buracos nas vias ou falhas na iluminação pública, promovendo uma cidade mais limpa, segura e saudável.
Segundo o estudante João Luiz Souza Pereira, integrante da equipe vencedora, “Foi legal e uma boa experiência participar do Tech4Health. Eu me diverti projetando a ideia e desenvolvendo o protótipo. Ainda há ajustes a fazer, mas já estamos trabalhando nisso. No início, eu não tinha muito contato com os outros membros da equipe, mas depois que conversamos sobre o projeto, foi fácil e prático trabalhar junto, pois todos se empenharam. Acredito que vou aprender bastante, já que nunca trabalhei com um sistema como esse. Além disso, gostei muito da forma como o desafio foi organizado.”
Para o professor Bruno Santos de Lima, “Os alunos deram um show de ideias! Foram precisos ao identificar problemas e propor soluções na área da saúde que podem contribuir para a superação de desafios enfrentados pela sociedade. O Ideathon foi apenas a primeira etapa do evento, e tenho certeza de que as excelentes ideias apresentadas vão resultar em soluções aplicáveis na prática. Confesso que estou entusiasmado com o que ainda está por vir.”
Ele também destaca a relevância pedagógica da atividade: “Fomentar a resolução de problemáticas reais é um dos objetivos da faculdade. O trabalho em grupo e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas são essenciais para a formação de profissionais preparados para o mercado de trabalho.”
Missão 2 – Prototipagem Criativa
No dia seguinte, 22 de maio, foi a vez de dar forma às ideias: as equipes construíram os protótipos funcionais com base nas ideias propostas. Esta etapa contou com a presença da professora Carmem Silvia de Souza Lima e teve como banca avaliadora os professores Carla Plantier Message, Ana Carolina Nicolosi da Rocha Gracioso, Danilo Filitto e Elaine Parra Affonso.
A equipe vencedora foi a MedResíduos, composta por Gustavo Henrique Bispo Costa, Manoela Pinheiro da Silva, Matheus Henrique da Conceição Bispo e Ian Gabriel de Abreu Barbosa, que apresentou um sistema voltado ao controle e gerenciamento do descarte de resíduos hospitalares e laboratoriais, desenvolvido para uso por instituições de saúde. A solução auxilia no acompanhamento do fornecimento de insumos de uso contínuo, como seringas e lancetas, e no monitoramento do retorno e descarte adequado desses materiais, promovendo mais segurança e responsabilidade ambiental.
O aluno Gustavo Henrique Bispo Costa, integrante da equipe vencedora, destaca: “Minha experiência com o desafio Tech4Health está sendo maravilhosa, o fato de estarmos separados em grupos aleatórios nos ajuda a trabalhar em equipe de uma forma nova, já que a maioria não tem o costume de trabalhar com colegas diferentes. Nunca esperaria que um dia iríamos separar nossas aulas para realizar um projeto com o tema de saúde e com premiações para o grupo melhor avaliado no dia, o que amplia a dedicação dos alunos para ganhar os prêmios.”
Integração entre teoria e prática
Além da competição e premiação das equipes vencedoras, o trabalho desenvolvido por todas as equipes compõe parte da avaliação das disciplinas envolvidas, evidenciando o compromisso do curso com a formação prática e contextualizada dos alunos.
O desafio terá continuidade nas próximas semanas, com a Missão 3 – Desenvolvimento e Validação, quando as equipes deverão implementar suas soluções e depois apresentá-las na Missão 4 – Pitch Final, prevista para o próximo semestre.
A coordenadora do curso, professora Elaine Parra Affonso, reforça: “A participação dos nossos alunos no Tech4Health demonstra de forma concreta como a interdisciplinaridade pode gerar soluções tecnológicas com impacto social. Ao integrar conhecimentos de diferentes disciplinas, eles transformaram desafios reais em oportunidades de aprendizado. Essa vivência, promovida pelo projeto Conexão Acadêmica, reforça nosso compromisso com uma formação prática e colaborativa. E a jornada continua com as próximas missões, que aprofundarão ainda mais esse processo de aprendizagem e inovação.”
Conexão Acadêmica: colaboração, prática e inovação
O Conexão Acadêmica é uma iniciativa que visa integrar alunos e professores em atividades que estimulem criatividade, trabalho em equipe, desenvolvimento técnico e experiências práticas, tornando a vivência acadêmica mais significativa, sempre com espaço para inovação e colaboração.
O Tech4Health é um exemplo claro dessa proposta, conforme relata a professora Renata Nagima Imada, responsável pela organização do evento: “Esse desafio mostra, na prática, o quanto nossos alunos são capazes de assumir o protagonismo do próprio aprendizado – enfrentando problemas reais, propondo soluções inovadoras e trabalhando em equipe com autonomia e propósito. Ver o envolvimento e a qualidade das soluções apresentadas reforça que estamos no caminho certo.”
Missões superadas, aprendizados multiplicados. E o desafio continua!