Filtro de Daltonismo

Tech Quiz movimenta alunos do curso ADS-AMS no projeto Conexão Acadêmica

No dia 25 de março, aconteceu a atividade Tech Quiz, parte do projeto Conexão Acadêmica, envolvendo os alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS-AMS) que integra o Programa de Articulação da Formação […]

4 de abril de 2025 10:21 am Notícias

No dia 25 de março, aconteceu a atividade Tech Quiz, parte do projeto Conexão Acadêmica, envolvendo os alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS-AMS) que integra o Programa de Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS). O objetivo da atividade foi testar os conhecimentos dos estudantes utilizando a Metodologia Ativa de Aprendizagem Baseada em Equipes, com o suporte da plataforma Be Active.

O Tech Quiz foi elaborado com questões retiradas de edições anteriores do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), proporcionando um desafio alinhado às exigências acadêmicas. A atividade ocorreu em duas etapas: na primeira rodada, os alunos responderam individualmente às questões; na segunda fase, formaram duplas para a resolução conjunta das mesmas questões. Essa dinâmica possibilita que a aprendizagem seja potencializada por meio da interação entre os estudantes, desenvolvendo competências como a resolução de problemas, colaboração, comunicação e tomada de decisões.

Ao final do quiz, a dupla vencedora foi Daniel José Dantas Jacometo e Pedro de Oliveira Muraro, enquanto na categoria individual, o primeiro lugar ficou com João Pedro Garcia Giroto.

A aluna Manoela Pinheiro da Silva destacou a importância da atividade: “Participei do Tech Quiz e foi uma experiência incrível! A atividade proporcionou uma integração única entre os alunos, desafiando nossos conhecimentos de maneira dinâmica e interativa. A Metodologia Ativa de Aprendizagem Baseada em Equipes utilizada na plataforma Be Active tornou o aprendizado ainda mais envolvente, incentivando o trabalho em equipe.

Além do desafio intelectual, o clima de competição saudável e a premiação deram um toque especial ao evento, tornando tudo ainda mais motivador. Foi uma excelente oportunidade para revisar conceitos, trocar experiências e fortalecer conexões com colegas e professores.”

O Projeto Conexão Acadêmica

O projeto Conexão Acadêmica foi idealizado pela aluna Manoela Pinheiro da Silva e está sendo conduzido pela professora Dra. Renata Nagima Imada, contando com o apoio e colaboração da coordenação e professores do curso de ADS-AMS. O projeto tem como propósito integrar os estudantes, proporcionando um ambiente acadêmico mais dinâmico e colaborativo. Além disso, busca tornar a jornada acadêmica mais motivadora, promovendo a interação entre os alunos, aliando teoria e prática, incentivando a troca de conhecimentos e estimulando a participação ativa na comunidade acadêmica.

Ao longo do ano letivo, diversas atividades estão programadas, entre elas: Linha do Tempo dos Sonhos; Quiz Interativo; Amigo Chocolate e Bingo Tecnológico da Turma; Hackathon; Desafio de Prototipagem; Maratona de Programação; Aula da Saudade e Anuário Escolar da Turma.

A professora Renata ressaltou a importância do projeto: “Espera-se que o desenvolvimento do Conexão Acadêmica proporcione um maior envolvimento dos alunos nas atividades do curso, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais essenciais para a formação profissional. Além disso, buscamos fortalecer o senso de comunidade e cooperação entre os estudantes, promovendo um ambiente de aprendizado mais integrado e acolhedor. Como resultado, os alunos terão experiências enriquecedoras e poderão ampliar seu repertório prático e socioemocional.”

As atividades do projeto estarão sempre conectadas a disciplinas do curso, reforçando competências e habilidades exigidas pelo Projeto Pedagógico do Curso (PPC).

A coordenadora, professora Dra. Elaine Parra Affonso, destacou: “O Conexão Acadêmica representa uma oportunidade única para os alunos desenvolverem não apenas competências técnicas, mas também habilidades interpessoais fundamentais para o mercado de trabalho. A proposta inovadora do projeto contribui para um ambiente acadêmico mais engajador e colaborativo.”

O Tech Quiz foi apenas a primeira de muitas iniciativas programadas dentro do Conexão Acadêmica. Com a realização contínua dessas atividades, espera-se fortalecer o engajamento acadêmico, promover a troca de conhecimento e preparar os estudantes para os desafios da área de tecnologia de maneira mais dinâmica e motivadora.

Compartilhe


Veja também